Embalagens flexíveis para produtos lácteos agradam consumidores

Embora garrafas, caixas e tubos sejam amplamente utilizados, embalagens plásticas flexíveis dominam a indústria global de produtos lácteos. Com uma participação de mercado de mais de 27%, esse tipo de embalagem possui uma participação maior do que o plástico rígido, papel/cartão, vidro ou embalagem de metal, de acordo com o Global Dairy Packaging Market 2016-2020, um relatório da Technavio, empresa com sede em Londres.

Esse crescimento não é surpreendente. De acordo com o ‘Estudo das Vantagens da Transição para Embalagens Flexíveis’, publicado em junho de 2017 pela Flexible Packaging Association, de Annapolis, Maryland, nos Estados Unidos, 55% dos proprietários de marcas relataram um aumento de vendas quando questionados sobre o impacto das embalagens flexíveis.
Quando dada a escolha entre o mesmo produto em embalagens não flexíveis, 40% dos consumidores disseram que preferem embalagens flexíveis para queijos/produtos lácteos. Eles também estão dispostos a gastar mais por alimentos embalados em embalagens flexíveis.

As aplicações em produtos lácteos incluem base para tubos e bandejas, bolsas/sacos, entre outros. Muitas características funcionais podem ser incorporadas, como aberturas fáceis de abrir, zíperes para abertura e fechamento, entre outros. A embalagem flexível também oferece vantagens de sustentabilidade e supre a demanda por produtos em embalagens individuais.

NOVIDADES EMBALADAS INDIVIDUALMENTE

Um exemplo é o sanduíche de sorvete, feito com cookies, da Joel’s Outrageous, que é embalado individualmente em embalagem flexível.
Joel Ansh, presidente da The Fatboy Cookie Co., dona da marca, disse que considerava o uso de embalagem de papel cartão, mas que a empresa responsável pelas embalagens sugeriu o uso da opção flexível. Segundo ele, o custo de impressão do rolo é bem mais rentável.

Depois de considerar um sanduíche de tamanho maior, o tamanho do controle deslizante da embalagem foi escolhido, por ser ideal para o tipo de produto e pela questão do preço. Ingredientes totalmente naturais na receita de biscoito amanteigado e sorvete com 14% de gordura fornecem um rótulo limpo e tornam a embalagem “muito satisfatória”, disse Ansh.

NOVAS IDEIAS

O tamanho de porção individual é o último lançamento da embalagem Ecolen, da sueca Ecolean A.B., que tem um escritório no Texas também. O novo tamanho de embalagem flexível do tipo bolsa da Ecolean Air Aseptic contém 125 mililitros. O design da bolsa combina diferenciação de produtos com atributos ambientais e funcionais.

A “alça” cheia de ar estabiliza a embalagem e facilita a descarga. A embalagem inclui barreiras ao oxigênio e à luz e contém 40% de carbonato de cálcio (giz), o que aumenta a força e a rigidez. A estrutura pesa substancialmente menos do que as caixas ou garrafas concorrentes, e sua natureza flexível permite uma evacuação completa, reduzindo assim o desperdício de alimentos.

O fornecedor oferece embalagens para distribuição refrigerada e uma linha asséptica para distribuição em temperatura ambiente. Um dispositivo SnapQuick integrado simplifica o fechamento da embalagem. Os volumes variam de 125 mL a 1,5 L.

IOGURTE BOLSA

As embalagens do tipo bolsa estão ganhando terreno para produtos como o iogurte por um motivo simples: não é necessário usar colher.
“É aí que as embalagens flexíveis vão ganhar participação”, afirmou Bob Madderom, gerente de desenvolvimento de negócios da Vonco Products, LLC, Lake Villa, Illinois, fornecedor de bolsas pré-fabricadas.

O design combina conveniência com paz de espírito, já que a embalagem possui um dispositivo que impede que o iogurte caia se a embalagem for derrubada, além de ser fácil de apertar para beber. A embalagem integra a bolsa Cheer Pack da GualapackGroup, Castellazzo Bormida, Itália, com a válvula SimpliSqueeze da Aptar Food + Beverage, Crystal Lake, Illinois.
“Nós acreditamos que haverá um grande número de oportunidades para a nova bolsa sem derrames no mercado de bebidas lácteas”, disse Alan Sica, da Aptar Food + Beverage.

Fonte: Dairy Foods.