Um dos grandes atrativos da Califórnia, famoso até em filmes, é conhecer os diversos vinhedos do estado. Muitos fazem o roteiro com devoção e, juram, encontram passeios e vinhos tão agradáveis como na França ou na Itália. Pois agora cresce no estado um novo itinerário, também com um ar totalmente europeu: a rota do queijo.

A Califórnia é o local onde estão alguns dos mais importantes produtores de queijos especiais do país e, assim como ocorreu com o vinho, viveu uma fase de sofisticação e diversificação. Assim, no roteiro, é possível encontrar produtos artesanais e familiares de dar água na boca.

Para os amantes da iguaria, a dica é fazer a rota que passa por inúmeras fazendas produtoras do alimento. Ao todo são mais de 70 produtores em um caminho que separada as cidade de Sonoma e Marín.

O site cheesetrail.org possui uma lista com os produtores e informações sobre reservas e preços que ajuda a organizar a viagem e, de quebra, permite baixar um aplicativo que torna o roteiro mais fácil — com a vantagem que pode ser facilmente feito de carro.

Em muitas propriedades é possível ver toda o processo de fabricação do queijo, conhecer a história do produtor e as instalações do estabelecimento. Mas, o mais importante é provar os produtos. Diversos locais preparam pratos especiais tendo queijos como mozarela e ricota de búfala como base, feitos por produtores de localidades como Tomales (a cerca de uma hora ao norte de São Francisco). Não faltam são opções, tanto pela origem do queijo — leite de cabra ou de vaca —, como de tipos de passeios e ofertas de diversão.

Foto: Reprodução/Google Maps via Cheese Trail

Fonte: OGlobo